Seja bem vindo!

Nutripontes

Home
Fique por Dentro

# Qual é a importância de limpar o cocho e quais são os benefícios desse cuidado para o produtor?

POR: Fortuna Nutripontes

Limpar o cocho é fundamental para manter a saúde do rebanho, proporcionando melhores condições que visam aumentar o desempenho.

É do conhecimento geral dos produtores que a alimentação do rebanho é decisiva para o
ganho de peso dos animais. Inclusive, a taxa de ganho de peso é uma das principais preocupações dos pecuaristas, tendo em vista seu impacto econômico na propriedade. Porém, o que nem todos compreendem, é o quanto a limpeza do cocho pode ser decisiva para que os animais atinjam o peso esperado. Por essa razão, vamos te explicar a seguir a importância de limpar o cocho e quais são as consequências da falta de cuidado com a sanitização.

A importância de limpar o cocho

Todo o ser vivo precisa de nutrientes para que possa crescer e se desenvolver. Em um animal, por exemplo, 50% a 80% do seu corpo é constituído por água. Sem falar que todo o seu ganho de peso depende de uma alimentação equilibrada. Apesar de ser uma preocupação constante do dia a dia dos pecuaristas, é comum encontrar produtores que se atentam mais na quantidade de nutrientes ingeridos pelos animais, do que na qualidade dos mesmos. Entretanto, precisamos reforçar que cada pequeno detalhe pode fazer a diferença para a qualidade dos produtos fornecidos pela sua fazenda. E a limpeza está diretamente relacionada a esse aspecto.

Se é no cocho onde os animais encontram o alimento, é fundamental garantir que ele tenha uma extensão suficiente para que todo o rebanho possa se alimentar e tenha acesso quando desejar. Já, no que diz respeito à limpeza, ela deve ser realizada periodicamente. A frequência exata depende de cada propriedade, porém a regra geral é que ele sempre deve estar limpo. Também não podemos deixar de citar a importância da limpeza dos bebedouros. Eles devem estar com a água sempre limpa, sem cor, sabor ou cheiro. Resumidamente, a mesma água consumida pelos animais deve ser própria para consumo humano. Sendo assim, se houver qualquer sinal de limo ou sujeira, o local deve ser higienizado imediatamente.

SAIBA MAIS sobre isso no nosso INFOGRÁFICO:



Todo esse cuidado é necessário porque, além de influenciar diretamente na taxa de ganho de peso do animal, a sanitização do cocho e do bebedouro evita a contaminação dos alimentos, a probabilidade de doenças no rebanho e até mesmo nos seres humanos que consumirem os produtos. Além disso, pode haver um salto de desempenho em índices produtivos e reprodutivos, somente com a implantação dessa rotina na propriedade.

Quais são as consequências da falta de limpeza?

Para compreender a real importância de limpar o cocho é essencial conhecer as consequências que a falta de cuidado na sanitização pode causar para os animais, para os humanos e para o seu negócio.

  • Desperdício
    A limpeza do cocho é sinônimo de economia. Afinal, quando ele está vazio, significa que não há sobras de alimentos. Ou seja, o produtor não está desperdiçando comida e, consequentemente, está cuidando do seu dinheiro.
  • Doenças
    Quando um bebedouro está sujo, o local fica propício para acumular bactérias, lama, limo e lodo, por exemplo. No caso dos cochos, as sobras podem atrair, especialmente, as moscas. A presença delas pode causar doenças para os animais e também para os humanos que consomem os produtos da propriedade.
  • Cuidado com os arredores
    Não é somente a falta de limpeza do bebedouro e do cocho que é importante. Os arredores da área onde os animais se alimentam também merecem atenção. Afinal, fezes, lama, poças e lixo podem causar a proliferação de bactérias, vermes, carrapatos e moscas, prejudicando a saúde do rebanho.
  • Diferencial de Mercado
    Outro ponto que merece atenção é a competitividade do setor. O mercado pecuário está cada vez mais exigente, buscando produtos de alta qualidade. Sem falar que já se pode perceber uma tendência da população em se preocupar mais com a origem dos alimentos ingeridos. Sendo assim, para que possa comercializar seus produtos, o pecuarista deve manter sua propriedade com uma sanitização impecável, garantindo a saúde dos animais e dos consumidores.

Esperamos que, após essas informações, você tenha compreendido a importância de limpar o cocho e o quanto os pequenos detalhes podem fazer a diferença na sua propriedade.

A saúde dos seus animais é fundamental para o sucesso do seu negócio. Portanto, tudo o que possa prejudicá-los merece sua máxima atenção. Se você também quer garantir uma suplementação de alta qualidade para o seu rebanho, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas.

Fonte: Assessoria Fortuna Nutrição Animal

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Blog
7 de julho
Check list para o pré-confinamento da sua propriedade
O confinamento, assim como todo o empreendimento, possui desafios e está sujeito a falhas no …
Saiba mais
Blog
1 de fevereiro
# Suplementar nas Águas: “Empurrar o carro ladeira Abaixo”
Bovinos criados em sistemas de pastagens, tendo o pasto como a principal fonte de alimento, …
Saiba mais
‘]